Nossa Cidade
Situada na Zona Sudoeste da Região Metropolitana de São Paulo, essa cidade pode te surpreender.
O município paulistano é cheio de identidade, histórias e uma experiência única para o seu próximo roteiro de viagens.
Surpreenda-se.
Lugar de gente acolhedora, expressões culturais únicas, clima agradável e rica culinária, você precisa conhecer Cotia. São muitos pontos turísticos, marcados pela fé, aventura, ecologia, cultura e lazer. Afinal, em sua geografia, Cotia preserva cachoeiras, mata atlântica e amplos espaços para cultos religiosos.
Uma cidade reconhecidamente como uma das mais importantes da América Latina. Venha se surpreender aqui!
Nossa História
Cotia é uma das mais antigas localidades ocupadas no planalto paulista.
Sua origem remete aos bandeirantes Fernão Dias Paes Leme e Gaspar de Godói Moreira, que teriam fundado a primordial capela em louvor à Nossa Senhora de Monte Serrate. A localidade consolidou-se definitivamente quando começaram as viagens entre São Paulo e a vila de Sorocaba, como uma pequena povoação de estrada.
Cotia era um ponto de passagem, próximo ao aldeamento de Akuti, no Caiapiá, que mais tarde passou a chamar-se Cuty e depois Acutia.
A versão mais lembrada para a origem do nome advém dos mamíferos roedores (kutis), considerados animais de estimação pelos indígenas.
No início do século XVIII, sua localização se consolidou junto à Capela de Nossa Senhora de Monte Serrate.
Em 2 de abril de 1856, foi elevada à categoria de Vila. Em 19 de dezembro de 1906, pela lei estadual 1038, foi elevada à condição de cidade, com a denominação Cotia.
Nossa Cinematografia
A cidade já foi cenário de muitas gravações de novelas, documentários, comerciais e filmes, desde os anos 60, com as pornochanchadas.
Por aqui, também já foram rodadas cenas do documentário “Pelé Eterno” e filmes de Nelson Pereira dos Santos, Cao Hamburger, Fernando Meirelles (dono da O2 Filmes, produtora com sede em Cotia, que também dirigiu os longas-metragens “Ensaio sobre a Cegueira” e “Cidade de Deus”).
Nossa Beleza
Falava-se em turismo e logo vinha à cabeça o Sítio do Mandu, monumento histórico da arquitetura colonial. Esperado por toda a população, o Polo de Ecoturismo no Morro Grande começa a se tornar realidade. O contrato de parceria e termo de cooperação entre a Sabesp e a Prefeitura de Cotia foi assinado em 19 de outubro e a previsão de obra é de quatro anos.