Capela Imaculada Conceição – Capela dos Pires
1772, Estr. dos Píres, 1418 – Esmeralda Park (Caucaia do Alto), Cotia – SP, 06728-100
Bairro Tijuco Preto / Esmeralda Park
Telefone: 11 99562-7787 Padre Valdevino / Sueli (11) 95585-9440
Horário de Atendimento: Necessário agendamento Previo
Descrição:
A capela da imaculada Conceição, também conhecida como capela dos Pires, já existia durante os anos 1930, onde a família do Sr. Octavio Ramos Cruz recebeu de herança de seus familiares e que posteriormente fez a doação para o Pe. Miguel Pedrosa, que era o pároco da então Paróquia de Nossa Senhora do Monte Serrat.
Havia missas esporádicas quando eram solicitadas aos padres que celebrassem as missas
nesta capela, mas ocorria as devoções particulares dos moradores do bairro dos Pires, que faziam novenas, terços, festas juninas sobretudo, a fogueira de São João Batista.
Com a criação da Paróquia da Imaculada Conceição, a capela passou a chamar-se comunidade Imaculada Conceição ou capela đos Pires e a ter mais missas no ano, porém na década de 1980, Pe. Jonh Smith e então Prefeito Ivo Mário Isaac Pires, alugou o terreno e a capela para abrigar a uma escola municipal para atender as famílias da região até a construção da escola municipal no bairro do Apache.
Após esse período Pe. Paulo Mercieca procurou dados sobre a capela e tentou fazer uma regularização do terreno porém a única coisa que encontra nas registro é uma planta do terreno, da capela. Devido à redução de participantes na capela, a comunidade ficou abandonada até meados da metade da década de 1990, onde a Dna. Orlaria e moradores do condomínio Colonial Village fizeram algumas benfeitorias como o poço, a troca do forro, refizeram as portas e fecharam as janelas devido às depredações prediais.
No período do pe. Luiz Omar e Pe. Everaldo, ocorria algumas atividades espirituais na capela e uma missa no primeiro domingo do mês, mas mesmo assim a capela sofria com o desgaste do tempo.
Com o surgimento da futura paróquia Nossa Senhora Aparecida, Pe. Alexander Souza de Carvalho colocou mais missas, mantendo a tradicional missa no primeiro domingo do mês, abriu a capela para que se realizasse batizados dos moradores do bairro e de seus familiares.
İniciou o fechamento do terreno, a pintura da Igreja, aquisição de objetos sacros e o diálogo com várias iniciativas privadas e públicas para a manutenção da capela.
Se já esteve no local, classifique sua experiência.
Clique nas estrelas
Média da classificação 5 / 5. Número de votos: 6
Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.